O parto pode ser considerado como o “primeiro traumatismo”, particularmente quando muito longo, muito rápido ou instrumentalizado com ventosas ou fórceps.

Muitos bebés podem apresentar torcicolos congénitos, transtornos digestivos, plagiocefalias (síndrome de cabeça plana), problemas de sono, entre outras disfunções.

Estes transtornos de saúde e do quotidiano podem estar relacionados com uma má posição do feto no útero ou com as manobras durante o parto.

No momento do nascimento, o recém-nascido é submetido a diversas tensões, no crânio, na coluna vertebral e nos membros, apesar do parto muitas vezes acontecer normalmente.

Durante o parto, o crânio do bebé suporta as contracções uterinas. Na passagem pela pelve da mãe, o crânio, muito maleável, deforma-se para passar no colo do útero. Estas diferentes pressões são úteis e necessárias ao bom desenvolvimento do crânio do bebé. Porém, quando em excesso, podem provocar diferentes deformações.

No entanto, a esfera de acção da Osteopatia em Pediatria não se cinge a bebés. Crianças e adolescentes também poderão beneficiar da consulta de Osteopatia pelos mais diversos motivos.

A actuação do Osteopata na pediatria é realizada através de técnicas de mobilizações específicas e suaves, muito diferente do tratamento para adultos. Permite o equilíbrio das tensões com ênfase nos diferentes tecidos (ossos, articulações, tendões, músculos, fáscias, órgãos) e, sobretudo, no sistema nervoso autónomo.

Share Post:

Leia Mais

últimos artigos

Saude

Teleconsulta

é possível fazer uma teleconsulta? Quando não é possível uma consulta presencial, ou quando a comparência do utente não se revela premente, a Teleconsulta poderá

Ler mais
Osteopatia

Decisão partilhada

Decisão partilhada A decisão partilhada do plano de tratamento pressupõe 4 componentes essenciais: 1. Dois participantes activos 2. Partilha de informação 3. Deliberação conjunta 4.

Ler mais
Massagem Desportiva

Correr aumenta a longevidade?

Correr aumenta a longevidade? Um estudo prospectivo, com mais de 230.000 participantes, demonstrou que a corrida está associada a um menor risco de mortalidade por

Ler mais